quinta-feira, 25 de março de 2010

"Losing the Peace": mais atual, impossível

“Em algum lugar, lá na frente, há pessoas em perigo, precisando de ajuda. Picard se permitiu um pequeno sorriso... a Enterprise estava a caminho”.

Na verdade, neste livro há um monte de gente precisando de ajuda. Mais ou menos, alguns bilhões. Seguindo a linha do universo Star Wars, onde após o último filme os personagens passaram a fazer parte dos livros oficiais da série, “Losing the Peace” (algo como “Perdendo a Paz”) serve para suprir a sede de novas aventuras com a tripulação de Picard, que foi vista pela última vez no filme “Nemesis” para cinema.

Na série de livros imediatamente anteriores a este, a chamada série Destiny, os Borgs voltaram e resolveram fazer uma verdadeira liquidação na galáxia,deixando a Federação de Planetas Unidos em frangalhos. Planetas como Vulcan, Risa e outros viraram pó na mão dos malvados seres cibernéticos, espalhando sobreviventes órfãos destes mundos pela galáxia. Neste contexto, a Enterprise, que mais uma vez sobrevive ao massacre, recebe a missão de ajudar a manter a Federação unida.

Riker e Troy estão casados e a bordo da Titan e não participam da estória. Data (ou aquele tal de B-4), nem pensar. Worf agora é o “Número 1” e a Dra. Crusher espera um filho... do Capitão Picard, seu marido. Pois é, muito aconteceu, mas o livro é centrado na crise toda gerada pela destruição, lembrando em muito o quanto o trabalho de auxílio e recolocação é difícil em uma hora destas, como aconteceu recentemente em países como Chile e Haiti, que sofreram catástrofes naturais. O mínimo que se pode esperar de quem ajuda nestes momentos, é poder ser chamado de “herói” e ninguém melhor que a nova tripulação da Enterprise para assumir este papel.

Uma estória um pouco mais lenta que o normal, mas que serve para dar continuidade a tudo aquilo que os personagens passaram ao longo da série.

Pena que, como sempre, só em inglês.

Star Trek – The Next Generation
Losing The Peace
William Leisner
Pocket Books
Preço médio: R$ 25,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário